nível de alfabetização de brasileiros evolui pouco
é o que mostra uma pesquisa feita pelo ibope opinião e, com isso, confirma o que todos nós já sabiamos... a população é sempre posta em último lugar nas prioridades dos nossos governantes. tudo isso que eu venho falando sobre o fenômeno BBB, "controle" de acesso a cultura e a venda amarrada nos olhos das massas, tem nome e sobrenome. o nome é essa vergonha de sistema de ensino que, desde a época dos portugueses é para poucos e não tem a menor preocupação com a qualidade e sim com quantidade como a própria diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro – braço social do grupo Ibope - cita na entrevista:
“Do ponto de vista quantitativo a educação no Brasil vem avançando, mais pessoas estão na escola e passam mais anos. No entanto, isso não está produzindo efeito proporcional em relação ao alfabetismo funcional. Nós deveríamos ter crescido mais e não crescemos”
Sim meus caros, números surpreendem... quanto maior os números, maior fica a sensação entre a população (cega) de que o governo faz seu papel. maior é a propaganda em cima de fatos que, concretamente não existem, tendo em vista a qualidade precária do nosso sistema educacional.
Podemos citar alguns casos (atuais) do descaso com a educação:
- O protesto de estudantes na unicamp por melhorias nas moradias dentro do campus
- O caso do liceu nilo peçanha em niterói, cidade carioca, onde os alunos estudam em regime de rodízio por falta de manutenção na escola. somam a este caso, inúmeros casos que ocorrem no interior do nordeste do país, casos relatados no jornal o globo do dia 19/03
O sobrenome, nem preciso dizer que são os "agentes externos", a nossa mídia e seu formato de comunicação para a massa que tentam nos tratar como cordeiros, como cobaias de uma experiência nefasta, nos oferecendo tudo que há de pior quando se fala de música, entretenimento e afins....
assim como a igreja, nos "tenros" tempos médios fazia com suas missas em latim e seu índice de livros permitidos, na época da contra-reforma. repito, isso tudo é proposital!!!! há uma grande mão sobre nossas cabeças nos indicando aonde ir, o que consumir e como agir (sem querer soar redundante =).
Quem ainda tem esperança de que o brasil vai mudar pra melhor? que vai deixar de ser o país do futuro?
Sou brasileiro por obrigação e não tenho a menor vontade de permanecer aqui pra ver o país cair no próprio buraco que vem cavando há anos... corrupção, violência, etc... nada disso vai mudar enquanto a educação não passar por uma profunda transformação quanto a qualidade. tudo depende de vontade política. Mas... política no brasil vocês sabem como é.
link para a a notícia: aqui
Um comentário:
Voce tem boa educacao. Eu tenho boa educacao (tanto a parte brasileira quanto a estrangeira). Voce nao me parece corrupto, sem moral e nem intrinsicamente malvado. Tampouco eu sou assim tao ruim. Ja sao duas pessoas!
Eu acredito que influencias positivas dao mais trabalho, mas deixam marcas mais profundas. Vou estudar, crescer, assumir responsabilidades e fazer o melhor pra garantir que aqueles sob minha responsabilidade tenham a educacao q merecem. Tipo quando minha afilhada era pequena e meus pais cuidavam do material escolar dela enquanto eu treinava caligrafia com a pequenina.Ela ja eh mais uma com educacao acima da media, e eu era pequena e despreparada. Acho que com minha boa educacao e muita boa vontade da pra observar o efeito multiplicador.
Pense o que quiser pensar. Nao discordo que ha muito o que mudar na educacao. Mas isso de falta de esperanca pra mim eh covardia ou preguica. E dos dois eu nao gosto de nenhum.
De ti eu gosto. Discordo, mas gosto.
Postar um comentário