quarta-feira, 23 de maio de 2007

burrocracia, a saga

por esses dias me vi com problemas relacionados ao meu estágio e decidi falar sobre isso aqui, pros que não vivenciaram ainda tal experiência, já irem se preparando de antemão.
Para que você possa fazer um estágio, seja ele de nível médio ou superior, é necessário que a empresa concedente da vaga firme um convênio com a sua instiuição de ensino, ou com alguma outra entidade que faça essa "ponte", que fique responsável por tomar conta dos seus direitos como estagiário (CIEE,mudes, etc...). Pois bem, consegui a vaga de estágio, legal! mas... um convênio da empresa com a instituição onde estudo demoraria por volta de 2 meses para ser concluído, ou seja, o meu contrato só poderia ficar pronto após 2 meses! Claro que a empresa não pretende aguardar tanto tempo. A solução, nesse caso então, é a parceria com empresas integradoras como as que ja citei, mais especificamente o CIEE, onde todos os trâmites levam mais ou menos 1 semana, no máximo, se a empresa não for uma das suas conveniadas. Porém, é necessário que a parte interessada no estagiário pague ao CIEE a "modesta" quantia de 73 reais mensais para que ela "zele" pelo novo funcionário. A firma concordou e se propôs a fazer o convênio, e aí começa a minha cruzada.
Decidido então que o contrato será mediado por um terceiro (CIEE), fez-se necessário que eu levasse tanto para a empresa concedente, quanto para eles todos os documentos necessários, os quais eu ja tinha, para feitura do contrato em si. Na sexta-feira, dia 27 de abril, fui até uma das unidades do CIEE e, após mais ou menos 2 horas de espera, o funcionário me disse que não poderia aceitar a declaração do meu curso, por esta não vir especificando a data de término do mesmo, isso aconteceu porque o curso é dividido em módulos e, até então, haviam sido pagas apenas as parcelas referentes ao primeiro e não ao curso por completo. Certo. Aguardei até a semana seguinte e, na hora da renovação da minha matrícula, deixei o curso todo pré-pago e dei entrada na declaração definitiva que resolveria meu problema, fui informado de que o prazo para a entrega era de 2 dias. Ótimo. Aguardei os 2 dias e, enquanto isso, me angustiava por ainda não ter uma definição dos fatos. Chegando lá, o documento não estava pronto porque a responsável por assiná-lo havia entrado de férias. Tudo bem. Aguardei até a semana seguinte, já que tiveram de levar o papel para ela assinar em casa. Na quarta-feira recebo o tão aguardado "papiro" e na quinta me dirigi ao CIEE para que o contrato fosse confeccionado. Mais uma vez ele não pôde ser feito por decorrência da falta de um carimbo na assinatura da declaração e também pelo convênio entre a empresa e a entidade ainda não ter sido firmado. Na própria quinta a noite solicitei a escola o carimbo e no dia seguinte segui novamente ao CIEE. Chegando lá, após alguns minutos, o contrato me é dado em 4 vias, uma para cada parte envolvida, as quais deveriam ser assinadas por todos. À noite, chego ao meu estabelecimento de ensino para que a assinatura fosse feita e me informam que o contrato deveria ser alterado, pois a gerente responsável não era mais aquela (a que tava de férias) e sim uma outra, a qual me foi dado o nome para que fosse devidamente retificado. Na segunda parti as pressas para o CIEE, torcendo para que não pedissem uma nova declaração (essa seria a 3º que eu teria de fazer) e para que o processo não demorasse. Ao chegar lá, a troca do nome foi feita e um novo contrato me é entregue. O fim de todo o drama só aconteceu na terça feira, 18 de maio, quando todas as assinaturas haviam sido dadas e as vias entregues às partes.

CONCLUSÃO:

se para a legalização de uma simples vaga de estágio, demora-se todo esse tempo (3 semanas), eu imagino o trabalho para uma empresa nascer aqui (mais ou menos 100 dias, com muita sorte!). Na Austrália, o processo leva 2 dias apenas. E depois ainda se perguntam as causas do país não ir pra frente.
Gosto de weber, mas o legado da BURROcracia que ele nos deixou é uma lástima.

abraços!

3 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Cara nem imagine isso. A minha levou três meses. A de um amigo meu levou quase um ano, isso poque o fiscal que iria fazer uma vistoria final, só ia cumprir o seu dever se levasse um "incentivo". è lamentável.

Edson Bezerra disse...

Estágios... eu penei tanto com isso! (rs)
Mas, enfim. Boa sorte aí!

Enfim, descobri uma falha no sitemeter por meio do seu blog. Depois, se tiver interesse, eu te mostro. É, no mínimo, interessante. Eu consegui ver toda a sua conta e todos os acessos ao seu cadastro. Só não vou falar aqui para não criar alarde.

Abraço

Anônimo disse...

*Oi!*

Vi o blog no Orkut...
E hj eu consegui comentar!!!

Eh isso...

Soh pra marca presen;a!

**Bjs!**