childhood´s end
lendo o jornal no domingo retrasado, vi uma matéria, dentre muitas, que me chamou a atenção e que é visível até para quem não se importa com tal fato.
A cada dia que passa, as crianças entram mais cedo no mercado do consumo, consumindo cada vez mais e além de tudo, influenciando os pais nas suas escolhas. Os marketeiros já sabem disso há tempos e enquanto essa tendência dura, eles faturam mais e as esganiçadas empresas que mais lucram com isso (as de tecnologia, vestuário e brinquedos), vão comemorando e deixando o barco correr frouxo.
Há, no brasil, o CONAR (conselho de auto-regulamentação publicitária), que já teve ótimas atitudes com relação a propaganda no país como por exemplo: a extinção de propagandas de cigarro (apesar das músicas dos comerciais da hollywood terem sido grandes clássicos e sucessos inesquecíveis do rock), restrições a anúncios de refrigerantes, etc... mas por alguma razão que eu desconheço, não se faz um controle mais rígido das campanhas voltadas para o público infantil, teoricamente mais suscetível aos apelos do mercado e a "fantasia" mostrada na TV ou em qualquer outro meio. Esse fim precoce da infância, como eu cito no título, é extremamente prejudicial e faz com que os mais novos percam parte de sua capacidade imaginativa e criativa, isso segundo palavras de uma especialista no assunto ouvida pelo jornal.
Costumo dizer que a minha geração, até agora, foi a última geração de crianças verdadeiramente felizes, e olha que eu nem sou tão velho assim. Tinhamos imaginação, heróis, ídolos... nos divertíamos com pouco e pegamos só o início do boom de eletrônica em tudo.
Por isso que todos falam que na sua época tudo era muito melhor...
OFF TOPIC
recebi da dani living, o selo de blog que faz pensar. Confesso que me sinto honrado com tal título. E aqui deixo os 5 blogs que me fazem pensar:
daniella living - amo muito tudo isso: http://danielaliving.blogspot.com/
isabella - meio - desligada:
http://www.meio-desligada.blogspot.com/
arthurius maximus - visão panorâmica: http://www.panoramainternacional.com/visaopanoramica.php
monalisa marques - memórias simples de uma adolescente complicada: http://monalisamarques.blogspot.com/
antonio tabet - kibeloco:
http://www.kibeloco.com.br/
abraços!
3 comentários:
Que as crianças de hoje em dia estão precoces em tudo, não se pode negar. Mas penso se não há por trás disso, além da mídia, pais ocupados demais para repararem nos próprios filhos, para brincar com eles e que no fundo desejam que suas crianças cresçam logo para darem menos trabalho!!
É mais comôdo largar o filho de 8 anos o dia todo na frente do computador do que levá-lo a um parque, brincar, estimulá-lo a fazer amizades, etc.
Ter filhos só por ter, sem planejar, sem realmente querer... ops, isso já é assunto no meu blog... rs!
Obrigada por incluir meu blog na sua seleta lista!! :) Bjin
Eh brother as coisas tão sérias mesmo.. eu tenho atentado pra isso, nossa geração eh feliz pq ainda guarda essas recordações.. hj n vemos mais campanhas inocente despertando o lado criativo das crianças.. temos q fazer algo! Muito bom o seu texto! Um abraço!
wow! eu q agradeço a visita! vamos trocar sim links! me add ae q to te add aqui.. vou sempre aparecer por aqui.. vai ser parada obrigatoria! rsrs um abraço!
Postar um comentário